domingo, 13 de setembro de 2015

São Paulo ganha city tour com ônibus de dois andares



Divulgação


A região da Luz, no centro de São Paulo, será a primeira de nove paradas do roteiro criado pela São Paulo Turismo (SPTuris) para atender turistas na capital e paulistanos que queiram conhecer melhor a cidade. O serviço de city tour, hoje explorado apenas por agências de turismo, está previsto para começar a funcionar diariamente em janeiro, das 9h às 18h, ao custo de R$ 40 por pessoa.
O passeio será feito em ônibus panorâmicos de dois andares, conhecidos como double decker. O serviço é comum em várias cidades do país, da América do Sul e da Europa. Durante o trajeto, um guia de turismo bilíngue vai explicar as características arquitetônicas das construções e a importância histórica de cada uma delas e das regiões onde estão situadas.
A liberdade para definir o tempo dedicado a cada uma das atrações escolhidas é a principal característica do serviço. O ingresso do passeio terá validade de um dia e dará direito de embarque e desembarque em todos os locais definidos no roteiro. Assim, o turista poderá, por exemplo, descer no Pátio do Colégio e aproveitar para fazer outros passeios nas proximidades. Depois, bastará entrar no próximo ônibus e escolher outra atração.
As paradas do passeio vão seguir a seguinte ordem: Luz, Mercado Municipal, República, Estádio do Pacaembu, Avenida Paulista, Ibirapuera, bairro da Liberdade, Pátio do Colégio e Teatro Municipal. "É um roteiro tradicional, muito procurado por quem vem de fora e vive na cidade. Em cada uma das paradas, o turista tem diversas opções de passeio. São Paulo demorou para ter um city tour. Tem tudo para dar certo", afirma Maria José Giaretta, turismóloga e professora da PUC-SP.
A previsão é de que sete ônibus operem a linha turística. O intervalo entre eles será de uma hora. O percurso dos ônibus ainda não foi definido, mas deverá durar cerca de três horas e 20 minutos e a velocidade média será de 15 km/h. "O itinerário está sendo estudado em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans. Queremos montar o melhor trajeto levando em consideração o trânsito da cidade e a questão de fiação", afirma Luciane Leite, da SPTuris.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Projeto Bike Tour SP inaugura dois passeios gratuito





O Bike Tour SP, projeto que já levou mais de 12 mil pessoas para conhecer pontos turísticos da capital pedalando, inaugura duas novas rotas na região central da cidade no dia 12 desse mês. Os passeios, chamados de “Arte Urbana” e “Centro Novo”, farão parte da programação da nona edição do Mês da Cultura Independente, que promoverá atrações culturais gratuitas para os paulistanos. 

“Além das bicicletas e dos equipamentos de segurança, que nós emprestamos gratuitamente, os participantes contam com um audioguia acoplado ao capacete, que traz informações históricas e curiosidades sobre os locais visitados”, afirma André Moral, um dos idealizadores do projeto.

NOVOS ROTEIROS
No tour “Centro Novo”, o visitante passará pelo Teatro Municipal, pela Biblioteca Mário de Andrade, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz e Galeria Olido, entre outros pontos. Já o “Arte Urbana” é dedicado ao grafite, percorrendo trechos como a Praça das Artes, o Edifício Copan, Edifício Itália, os desenhos da Amaral Gurgel sob o Minhocão, a Matilha Cultural, Praça Roosevelt e Avenida 23 de maio, maior painel artístico urbano da América Latina. 

Durante o Mês da Cultura Independente, os passeios acontecem em 12, 13, 19, 20, 26 e 27. A rota “Centro Novo” terá saídas às 10h30 e às 13h30, e a “Arte Urbana” ao meio dia e às 15h. Cada passeio tem duração média de uma hora e é formado por grupo de até dez pessoas. Para se inscrever é preciso acessar o site e se cadastrar, além de contribuir com dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados à instituição Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes.

Link da notícia: Panrotas