quinta-feira, 23 de maio de 2013

Feiras de antiguidades


Memórias
Feirinha do Bixiga - Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

São Paulo não fica muito longe das grandes capitais europeias quanto o assunto são feiras de antiguidades. Temos na cidade três feiras, todas elas não muito distantes do Centro.

No sábado (das 9 as 19h) a dica é visitar a Feira da Benedito Calixto, localizada na praça do mesmo nome no bairro de Pinheiros e que existe desde 1987. Para chegar lá você somente de ônibus. Infelizmente não temos nenhuma estação de metrô na região, mesmo a estação Pinheiros da linha amarela não está tão perto.

A feira é muito badalada, muita gente bonita descolada, que não só desfrutam das barracas de antiguidades como também dos inúmeros bares e restaurantes da região. Na feira também existem um pequena praça de alimentação. Por estar localizada em uma área mais nobre, os produtos desta feira tendem a ser mais caros.

Se tiver com tempo poderá também desfrutar das inúmeras lojas de móveis da Rua Teodoro Sampaio. É interessante visitar estas lojas mesmo não tendo a intenção em fazer alguma compra, mas também para conhecer as tendências do mercado, ou encontrar aquela loja que vende produtos para pequenos espaços.




View Larger Map

As outras duas feiras acontecem aos domingos e estão muito próximas uma da outra. A mais popular fica no Bixiga (Bela Vista), na Praça dom Orione. Nesta feira talvez você encontre o mesmo produto procurado na Praça Benedito Calixto, mas por um preço melhor.

Aproveite para andar pela Rua Treze de Maio onde estão as mais famosas cantinas italianas da cidade. Nesta mesma rua - e na praça também -, poderá encontrar lojas com antiguidades. Visite a famosa igreja da Achiropita.

Se quiser fugir dos restaurantes de massas, tenho uma dica de um outro restaurante que dá para chegar a pé. Fica na Rua Santo Antonio, 1184 e chama Do Sertão. A comida é ótima e um prato dá para duas pessoas.

A nossa feira mais famosa não poderia dicar em outro lugar se não no vão do nosso museu mais famoso, o Masp. A feira do existe há mais de 20 anos. A feira é mais sofisticada e encontrará produtos de colecionadores. Caso queira almoçar, o restaurante do Masp é excelente. O preço é fechado (faixa de R$40,00) por pessoa e come-se a vontade.

Do outro lado da feira de antiguidades do Masp, encontra-se a feira de artesanato com várias barracas de comida.




View Feiras antiguidades in a larger map





segunda-feira, 13 de maio de 2013

Virada Cultural 2013





A Virada Cultural é um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, com duração de 24 horas, que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos que ocupam, ao mesmo tempo, a mesma região da cidade.


Veja toda a programação: 

http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/programacao